As relações do Império do Brasil com a Santa Sé na obra do artista português Bordallo Pinheiro
As relações do Império do Brasil com a Santa Sé na obra do artista português Bordallo Pinheiro.
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Documento
BR/RGPL/FRGLP.PPRLB.01.017
As relações do Império do Brasil com a Santa Sé na obra do artista português Bordallo Pinheiro
[s.d.]
Nesse artigo analisaremos os primeiros trabalhos produzidos pelo artista português, Rafael Bordallo Pinheiro, no periódico O Mosquito, publicado no Rio de Janeiro sobre a questão religiosa, que foi discutida na imprensa, em meados de 1870, sobre as relações internacionais entre o Império do Brasil e a Santa Sé. O interesse por este caricaturista português surgiu no contexto de uma pesquisa mais ampla que visa identificar e discutir a produção de charges, caricaturas e alegorias alusivas à diplomacia, às relações internacionais do Segundo Reinado e primeira década da República, veiculadas nos periódicos ilustrados publicados no Rio de Janeiro. Projeto de tese em andamento no Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ, gerado a partir de pesquisa promovida, pelo Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão, sediado no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro. Grande parte desse material pesquisado, principalmente o relativo a produção de revistas da segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro, foi realizado no Real Gabinete Português de Leitura, instituição cultural que abriga importantes coleções de periódicos ilustrados desse período. O material iconográfico levantado foi fundamental na construção das imagens de Brasil e, está relacionado com questões, e projetos políticos que permearam as relações sociais daquele período. In this article we see the first works produced by the Portuguese artist, Rafael Bordallo Pinheiro, in the newspaper O Mosquito, published in Rio de Janeiro about the religious problem, which was matter of the press, around the seventies (1870), concerning international relations between the Brazilian Empire and the Vatican. The interest for this Portuguese artist appeared in the context of a larger research, which is to identify and discuss the production of charges, sketches and allegories concerning diplomacy, the international relations of the Second Kingdom, and the decade of the Republic, that came out in the illustrated newspaper published in Rio de Janeiro, a 15 project of a working thesis in the Post-graduation program in Social History of the federal University, generated from the research promoted by the Center of Diplomatic History and documentation, The Alexandre de Gusmão Fondation, located at the Itamaraty Palace, in Rio de Janeiro.This iconografical material was fundamental in the building up of the images of Brazil and is related to question and political projects that went through the social relation of that period. A larg part of the material researched, mainly related to the production of the magazines during the second half of the XIX century, took place at the Real Gabinete Português de Leitura, cultural institution which houses important collections of illustrated newspapers of this period, produced at the imperial capital of the time.
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