O NOME DO AUTOR: ENTRE TÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO E APAGAMENTO
O NOME DO AUTOR: ENTRE TÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO E APAGAMENTO.
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PT/RGPL/FRGLP.PPRLB.07.00020
O NOME DO AUTOR: ENTRE TÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO E APAGAMENTO
[s.d.]
Neste artigo, parte das pesquisas de doutorado em Literatura nos periódicos dos séculos XIX e XX, integrando os estudos na perspectiva da História Cultural, procuraremos enfocar a presença do poeta, critico literário e jornalista paraibano, Antonio Joaquim Pereira da Silva nas vozes da critica literária no período de 1920 a 1960. Nosso objetivo é verificar o processo de canonização e apagamento de um autor, à luz da teoria de Pierre Bourdieu, mais precisamente, para melhor compreender esse anonimato do poeta Pereira da Silva, tendo como objeto para análise artigos de critica literária publicados em livros por críticos jornalistas. Assim, buscamos entender como as táticas, nas palavras de Certeau, são constituídas para manter, mas também para apagar uma autoria da história literária ao longo do tempo. In this article, being part of research studies in literature on journals of the nineteenth and twentieth centuries, integrating studies from the perspective of Cultural History, we discuss the presence of the Paraiban poet, literary critic and journalist Antonio Joaquim Pereira da Silva in the voices of literary criticism in the period of 1920 to 1960. Our aim is to verify the process of canonization and deletion of an author, in light of Pierre Bourdieu's theory, more precisely, to better understand this anonymity of the poet Pereira da Silva, taking articles of literary criticism as the object of our analysis. Thus, we seek to understand how the tactics, in the words of Michel de Certeau, are made to maintain, but also to erase an authorship from the literary history over time.
Pereira da Silva História Cultural literatura paraibana canonização crítica literária Cultural History Paraiban literature canonization literary criticism
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Universidade Federal da Paraíba
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